terça-feira, 24 de janeiro de 2012
Samoieda
País de origem: Países Nórdicos
Nome no país de origem: Samoyedo
O Samoieda é um lindo cão de trabalho, de tamanho médio, originário da região da Sibéria. Seus olhos são castanhos, de formato amendoado, que demonstram, ao mesmo tempo, inteligência e "um olhar sempre alerta". Tem uma linda cabeça, com stop moderado e pelagem longa, branca ou creme.
“É muito inteligente e precisa do amor do seu dono. Não é um cão que aceite ficar sempre preso. Gosta estar com o seu dono, é companheiro, leal e muito afetuoso”.
O Samoieda é ágil e bastante ativo. Os machos devem medir, na altura da cernelha, de 51 à 56 cm., e as fêmeas de 46 à 51 cm.
ORIGEM DA RAÇA:
O Samoieda é uma das raças mais antigas que existe, oriundo das regiões nórdicas da Sibéria, onde era conhecido como Bjelkier, que na língua da tribo dos "Samoyedos", queria dizer "cão branco que dá cães brancos". Os Samoyedos eram uma população "pré-mongólica" que viveu a cerca de 5.000 anos atrás, e utilizavam seus cães para inúmeras funções como: puxar trenós, caçar ursos, lobos e morsas e ainda proteger rebanhos de renas. Os cães participavam ativamente da vida desse povo, sendo criados dentro das suas tendas, desenvolvendo assim sua domesticidade, pois no interior das tendas, além da docilidade, valiam-se de seu pelo para aquecê-los e serviam de guardiões da família.
No Ocidente, veio a ficar conhecido, devido as expedições exploradoras inglesas ocorridas pelo Ártico, no fim do século passado. Ernest Kilburn-Scott foi o primeiro criador da raça, que recebeu de um explorador norueguês 12 exemplares, sobreviventes de uma viagem feita à Groenlândia. Foi Ernest quem passou a importar Samoiedas, fazendo-o até 1920.
A admiração pelo Samoieda é tanta que o fez sair de seu habitat gélido e "aportasse" em outros lugares de climas diversos, inclusive, climas tropicais. Nesta rota estava o Brasil, onde chegou oficialmente em 1975.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário